SÍMBOLO DA NOSSA LUTA

SÍMBOLO DA NOSSA LUTA

Se cada um fizer a sua parte, o mundo será melhor!

Se cada um fizer a sua parte, o mundo será melhor!

Nada se perde, tudo se transforma!!

Nada se perde, tudo se transforma!!
"A mãe natureza nos dá tudo para viver!"

Viva a poesia!!!

Viva a poesia!!!

um pouco de poesia...


Olhar o belo...( minha autoria)

Olhar o belo é saber observá-lo,
Ver o que está atrás daquela visão, imagem.
É analisar o que está além do óbvio, do visto pelos olhos, é o olhar mais profundo......
Olhar o belo é saber apreciá-lo,
É perceber o detalhe, a simplicidade, a pureza.
Olhar o belo é saber admirá-lo,É considerar uma imagem, a cor, a forma, o som, o eco, uma manifestação de vida..
Olhar o belo é saber absorver o terno, o invisível aos olhos...
É ter a sabedoria de se encantar
Olhar o belo é saber amar.

Ana Brandes/ 2004

NOSSA FIEL ESCUDEIRA

NOSSA FIEL ESCUDEIRA
VELOZ E ARTEIRA, NOSSA PRINCESA!!

HOMENAGEM AO MEU VÔ , À MINHA TERRA ITAQUI E AO PRIMO POETA

HOMENAGEM AO MEU VÔ , À MINHA TERRA ITAQUI E AO PRIMO POETA
"...DA SENSIBILIDADE NASCE A POESIA, POESIA É ALMA, EMOÇÃO E VIDA!!"

NOSSA FILHA MAIS EXPERIENTE

NOSSA FILHA  MAIS EXPERIENTE
NASCEU AQUI EM CASA, HOJE UMA "BELA E FERA"

OS ANIMAIS SABEM QUEM NÃO LHES FAZ MAL.

OS ANIMAIS SABEM QUEM NÃO LHES FAZ MAL.
ELES SÓ QUEREM TROCAR CARINHOS

ADOTE UM !!!

ADOTE UM !!!

CUIDE DO SEU CÃO

CUIDE DO SEU CÃO
ALIMENTE-O COM AMOR!!

História de Samuka comove funcionários e pacientes em São Pedro do Sul


Cão faz vigília em frente a hospital desde que o dono morreu
História de Samuka comove funcionários e pacientes em São Pedro do Sul

Uma demonstração de fidelidade comove direção, funcionários, pacientes e visitantes do Hospital de Caridade de São Pedro do Sul, cidade localizada na região Central do Estado. Desde que seu dono morreu, há quatro meses, um cão transformou o pátio do estabelecimento de saúde em sua nova moradia.A enfermeira Nair Matias conta que tudo teve início em agosto, quando a ambulância do Samu foi deslocada até a rua Coronel Scherer para socorrer um homem idoso que morava sozinho e passava mal. O cachorro do paciente seguiu o veículo até o hospital e nunca mais deixou o local. Na opinião da enfermeira, o cão ainda imagina que seu dono permanece hospitalizado.No hospital, ele tem o carinho dos funcionários, bem como dos profissionais do Samu, dos quais se tornou um mascote e até recebeu um nome carinhoso, Samuka. Segundo a recepcionista Eloir Cristina Rodrigues, os familiares do dono do cão já tentaram várias vezes levar o bichinho para casa, mas ele volta sempre que surge oportunidade.Eloir acredita, no entanto, que Samuka está muito triste. Ela explica que o animal se alimenta pouco e vem perdendo suas forças. Ontem foi preciso chamar um veterinário, que examinou o animal e receitou um fortificante.O caso lembra o filme “Sempre ao Seu Lado”, com Richard Gere, baseado na história japonesa de um cão que costumava esperar seu dono todos os dias na estação ferroviária. Depois que o personagem de Gere morreu, o animal permaneceu em frente à estação até morrer.

Cão espera por dono que morreu há quatro meses

Cão espera por dono que morreu há quatro meses
A emocionante história de amor do cão pelo seu dono

O Estrada está no Santuário dos Cavalos Fair Soares (chicotenuncamais.org)


Dia 09 de setembro, às 19,30hs fui atropelado por um carro. Estava caido no chão quando o o motorista desceu de seu carro, juntou a sinaleira que havia perdido com a pancada. Voltou para o carro e foi embora, sem olhar para trás. Fiquei ali!!!! Eu nunca faria uma coisa destas, deixar alguém com dor e ferido jogado na rua. Que gente desumana os humanos! Nós cavalos somos diferentes, trabalhamos e até morremos por nossos donos. Felizmente, logo depois passaram umas pessoas da Chicote Nunca Mais ( esse som é melodia para os nossos ouvidos ). Ficaram ali brigando e me defendendo, chamaram a polícia, telefonavam para muita gente. Um moça de " olhos da cor do céu" me deu um injeção para dor. Ufa! Que alívio! Pata quebrada dói muito... Ela o marido alguns guardas ficaram ali me cuidando até a meia noite, hora que chegou o caminhão da Prefeitura de Gravataí. Disseram que a demora foi porque haviam perdido a chave do caminhão ... Veio também um tal matador de cavalos... Ouvi dizer que é veterinário. Já imaginaram Agora eu estaria morto. Igual a outro amigo que ele matou dois dias antes com um problema igual ao meu. Imagine que o outro estava em pé.... Dia 09 de setembro é o "Dia do Médico Veterinário" me contaram que na formatura os médicos juram salvar vidas .Acho que esse esqueceu de jurar!!! Quando cheguei no "paraiso dos cavalos" a moça de "olhos da cor do céu" me deu água e comida. Comida é coisa boa! Comi muito. Ela conversava comigo, fazia curativos, só bem depois que descobri que não é veterinária. Engraçado... Não seria o matador que deveria ter feito isso?! A moça falava muito no telefone com uma outra que tira o chicote dos carroceiros. Acho que estou no paraiso, se não for... deve ser o INSS dos cavalos, porque eles aposentam a gente aqui neste lugar. Existem outros amigos quebrados e , comigo já são dez . Me falaram que aqui é a sede da "Turma do Bem". Arrumam padrinhos e lares para cavalos machucados como nós , depois que estamos fortes e recuperados, é claro! . Não maltratam e nem nos colocam em carroças. É vida mansa mesmo! Tem uma corrente do "Bem" que não rebenta nunca. Acho que a moça dos "olhos da cor do Céu" tem também o "Céu no coração". Corre um boato que tem muito mais gente nesta corrente... gente com olhos de outras cores mas, todos de "Céu no coração". Eu tinha um nome que quero esquecer... aqui me deram o nome de Estrada e eu adorei.... Sou um novo cavalo. Ahhh ! Vidão!!!!!!

(matéria recebida pelo inrprofessor@yahoogrupos.com.br)

" NOVA VIDA, COM ESPERANÇA, DIGNIDADE E RESPEITO"

Eu e meu marido encontramos 03 cãezinhos,estavam na praia (Barra do Gil), abandonados, perdidos, tremendo,assustados com frio, fome, os resgatamos e graças a Deus os 3 receberam carinho, alimento, e hoje já estão com seus novos donos, pessoas que se apaixonaram por eles e os adotaram. Missão cumprida!! Ganhamos este dia!!

RESGATE PARA UMA NOVA VIDA

RESGATE PARA  UMA NOVA VIDA
Este era o mais assustado, mas logo, sentiu-se protegido e acolhido!!

"EMOCIONANTE LUTA PELA VIDA"

"EMOCIONANTE LUTA PELA VIDA"
muito fofo!!

A VISITA DIÁRIA EM NOSSA CASA

A VISITA DIÁRIA EM NOSSA CASA
SÃO SEMPRE BEM VINDOS!

QUE TURMA ANIMADA!!

QUE TURMA ANIMADA!!
O NOSSO SENTIMENTO É QUE ELES SÃO LIVRES E FELIZES!!

OLHA O MIQUINHO SAPECA AÍ GENTE!!

OLHA O MIQUINHO SAPECA AÍ GENTE!!
..É SEMPRE UMA ALEGRIA TE-LO POR PERTO.

ELES COMEM MUITO...

ELES COMEM MUITO...
... SE DIVERTEM E NOS ENCANTAM!

ESTA É A GATINHA MIMI!!

ESTA É A GATINHA MIMI!!
VIVIA NA RUA, ATÉ QUE UM DIA, ENTROU NA CASA DA JULINHA , RECEBEU CARINHO E MUITO AMOR, POR LÁ FICOU, AGORA TEM UM LAR!!

Como surgiu nosso grupo?

O GRUPO ECOLÓGICO SEMENTES DO VIVER surgiu oficialmente em 2004, sendo que, um bom tempo antes, duas pessoas, em seus anonimatos, já realizavam um trabalho muito bonito em relação a preservação do meio ambiente. Trabalho este, que se autodenominava de “trabalho de formiguinhas”.
Algumas ações eram colocadas em prática, como: a limpeza de praias; orientações sobre o destino dos lixos; a manutenção da restinga; preservação do manguezal; proteção aos pássaros e micos em seu habitat natural, etc.. sendo que a participação mais efetiva era, na maioria das vezes, do público infantil.
Baseado nesse contexto e vivenciando com as problemáticas da localidade, os desequilíbrios ambientais cada vez mais presentes, surgiu-nos a necessidade de criar o grupo “Sementes do Viver”.
A idéia do nosso grupo, propõem promover à comunidade onde vivemos, a ilha de Itaparica, através do processo educativo, a mudança de atitudes/ hábitos em relação ao nosso MEIO AMBIENTE.
Acreditando que, somente com a informação, conscientização através da “educação”, partindo da idéia, como o próprio nome do grupo infere/ remete , as crianças, são componentes fundamentais do nosso trabalho, isto quer dizer, através da educação, nós podemos formar opiniões, sermos críticos e, assim, tornando-nos pessoas mais “conscientes ” e participativas sobre o mundo que nos cerca, no qual fazemos parte.
Sabemos que, a educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, assim, nosso trabalho se propõe atingir todos os cidadãos, e em todas as áreas que envolvam a preservação da vida, a fauna, flora e humana.
Através de um processo participativo, o grupo Sementes do Viver executa suas ações de forma voluntária, sem nenhum vínculo e/ou fins políticos, lucrativos, intencionais.

EXEMPLOS COTIDIANOS DE DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL QUE ENCONTRAMOS NA COMUNIDADE DA ILHA DE ITAPARICA

• As queimadas;

• O lixo depositado nas ruas e praias;

• Desmatamento;

• A ausência/ retirada da restinga do seu lugar;

• O excesso de iluminação nas costas das praias;

• A pesca ilegal ( pesca c/ bombas);

• A contaminação dos peixes, algas;

• O uso de produtos perigosos ( os sinalizadores :sticks..);

• A venda, tráfico e maltrato de animais silvestres/ em extinção.

• O desemprego, a ociosidade, a evasão escolar.

• Os meios de transportes: veículos sem manutenção, superlotação de passageiros, excesso de velocidade, desrespeito ao cidadão; falta de fiscalização.

• O péssimo estado das estradas.

• Aumento de acidentes na BA001;

• Focos de malária, dengue, etc..

• Outros;

Nossas atividades são permanentes, onde buscamos promover na comunidade a autoconsciência, e, assim, a consciência crítica sobre a problemática ambiental e, a partir daí, agirmos na prática, através de atitudes fáceis e práticas que, cada um de nós, podemos fazer para tornar o mundo um lugar mais agradável e seguro de se viver.
O Grupo defende as ações positivas pela preservação, manutenção e proteção de toda e qualquer e vida no planeta.


AÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO ECOLÓGICO SEMENTES DO VIVER

• Palestras na comunidade da ilha em escolas, condomínios, praças, praias...

• Organização de eventos de limpeza das praias;

• Criação de um grupo de teatro: “Herdeiros do Futuro”, onde relatam através da dramaticidade, o que vem acontecendo com nosso planeta, e principalmente em nosso meio ambiente ( na ilha) a degradação e a preservação ( ações positivas);

• Catalogações de fotos e envio para Órgãos ambientais responsáveis;

• Participação em debates, grupos de discussões sobre os temas ecológicos;

• Plantações de mudas ( coqueiros,..);


PARCERIAS
• “Clean up”, “Global garbage”, “IBAMA”, FETAG, TAMAR, “MAMA”, Canto Ecológico”, POLÍCIA FEDERAL, 5ª. CIA DA POLÍCIA MILITAR, COPPA/PM-BA., IMPRENSA EM GERAL


BARREIRAS ENFRENTADAS:

O Grupo sobrevive com a luta, boa vontade, solidariedade e amor de algumas pessoas, sem que haja nenhum apoio de quaisquer órgão público ( federal, estadual e municipal).

OS CUSTOS SÃO FEITOS COM RECURSOS PRÓPRIOS DOS INTEGRANTES QUE COMPÕEM O CORPO DIRETIVO, CONTANDO, ESPORADICAMENTE, COM ALGUMAS AJUDAS DE PARCEIROS, COMO, POR EXEMPLO, DOAÇÃO DE SACOS DE LIXOS, CAMISETAS e BONÉS.

BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE :
* Proteção e preservação da vida no planeta terra e n universo.

* Bem estar de todos os seres.

*Vida digna para todos e tudo.


Fundadores : Silvio Barauna e Ana Cristina Brandes
Contato: sementesdoviver@uol.com.br
Fone: (71)9932-2614 Ilha de Itaparica- Bahia- Brasil



amigos da natureza

amigos da natureza
Por um planeta melhor!!

Placa de conscientização e parceria

Placa de conscientização e parceria

Cuidando do que é nosso

Cuidando do que é nosso
Vamos praticar!!

Você economiza a água?

Você economiza a água?

DESPERDÍCIO DE ÁGUA: maior desperdício acontece durante o banho.

Brasileiro gasta 5 vezes mais água do que recomenda a OMS
Pesquisa revela que o maior desperdício acontece durante os banhos
Flávio Costa
No dia dedicado mundialmente à celebração da água, um alerta para quem costuma usar, sem parcimônia, este bem cada vez mais escasso: o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais do que a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No país, jogam-se pelo ralo 200l por dia por pessoa, enquanto que o ideal para a OMS seria 40l diários. Quase metade é desperdiçada durante os banhos. É o que informa a pesquisa realizada nos principais centros urbanos do país pela empresa de consultoria H2C, especializada em uso racional da água.
Estima-se que 2,5% da água existente no planeta seja doce, e que deste percentual apenas cerca de um terço esteja disponível para o consumo. O Brasil detém 12% da água doce disponível no mundo, e mais da metade encontra-se em bacias da região Amazônica.
Apesar das dificuldades geográficas impostas ao abastecimento, o consultor de projetos da H2C, o engenheiro ambiental Paulo Lemos Costa, afirma que as concessionárias brasileiras não implementam políticas de incentivo do uso econômico da água e quando o fazem são campanhas pontuais. “O que vemos é iniciativas para aumentar o consumo, o que gerava mais lucro para as concessionárias, e uma sociedade civil que se acomoda diante deste quadro”.
Os mais gastadores, segundo a pesquisa, está entre os integrantes da classes abastadas. Enquanto a média soteropolitana é próxima da brasileira, cerca de 200l diários por pessoa, os mais rico chegam a usar cerca de 320l a 400l de água num só dia. Ainda assim, estão longe dos “nobres” de Brasília, que conseguem a façanha de gastar em média até mil litros de água por pessoa.
“Há hábitos arraigados de desperdício. Como deixar a torneira ligada enquanto se escova os dentes ou demorar longos minutos lavando o carro. Do outro lado temos ainda um déficit enorme de saneamento básico no país”, diz o engenheiro. Estima-se que o país tenha ainda 83 milhões de habitantes sem atendimento por rede de esgoto e 45 milhões fora da rede de distribuição de água. Em Salvador, são, pelo menos, 60 mil pessoas sem abastecimento.
Para Lemos Costa, já há no Brasil tecnologia disponível para fazer reduzir o consumo desnecessário de água potável. “No nosso sistema de abastecimento, até a água chegar às casas perde-se de 30% a 40%, enquanto a média japonesa é de 3%”. A situação ideal, segundo o engenheiro, é que as autoridades públicas lancem mão de programas racionalizadores do uso da água e estimulem, através de lei e financiamento, a compra de aparelhos.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa, através de sua assessoria de imprensa, que faz campanhas permanentes de consumo consciente através de distribuição de cartilhas informativas em todo o estado e palestras de técnicos em escolas públicas e associações de moradores. A concessionária afirma cobrar ainda taxas progressivas para os maiores gastadores. A tarifa normal é de R$10 para dez mil litros de água consumida. Entre os 400 mil consumidores mais pobres, que estão dentro da tarifa social, o valor cobrado é de R$5,80.
***
Turistas estrangeiros consomem menos
Da quantidade de água consumida numa casa brasileira, quase metade – 46% – se esvai com os demorados banhos de chuveiro que duram, em média, dez minutos. Cerca de 46% da água que é consumida numa casa é com o ato do banho. O estudante de direito Rodrigo Magalhães, 19 anos, é daqueles que “torram um sabonete a cada banho” em sua casa no Cabula. Seus banhos são homéricos e as reclamações de familiares não são suficientes para demovê-lo a ser mais rápido. Ele calcula demorar pelo menos 20 minutos debaixo do chuveiro, sem que a torneira seja desligada. “Eu sei que não deveria demorar, que a água é um bem em falta, mas eu gosto muito de tomar banho. A dor na consciência só aparece depois que acabo de sair no banheiro”, reconhece.
“A média do banho do brasileiro é de dez minutos. É quase o dobro do que de tempo do que um cidadão de qualquer país europeu”. A gerente do Laranjeiras Hostel, localizado no Centro Histórico, Patrícia Galvão, afirma que há uma notável diferença de hábitos de consumo de água entre os hóspedes brasileiros e os vindos da Europa. “Eles são bem rápidos no banho, consomem menos água”.
A turista inglesa Isobel Falk, 25, é um caso exemplar. Não costuma demorar nem “cinco minutos”, tanto no calor dos trópicos quanto sob o tempo nublado de Londres, na Inglaterra. Mas nem tudo é perfeito: “Às vezes deixo a torneira ligada enquanto escovo os dentes”, confessa Falk, que é administradora. Mas o bancário italiano Pietro Sciascia, 56 anos, que passa férias de um mês em Salvador, não concorda com a fama de econômicos dos europeus. “Vejo tanto desperdício aqui quanto vejo lá na Itália”.
***
DICAS
Evite banhos demorados, menos que dez minutos de banho são o suficiente. Dez minutos de chuveiro ligado são 270l de água consumida. Uma dica é fechar a torneira enquanto se ensaboa.
Ao escovar os dentes, fazer barba ou utilizar a pia do banheiro em geral, feche a torneira quando não for necessário. Uma torneira aberta por um minuto pode consumir até 2,5l de água.
Dê uma limpada nos restos de comida antes de lavar a louça. Depois ensaboe toda a louça e enxágüe de uma só vez.
Não lave calçada com a mangueira ligada, dê preferência ao uso de baldes quando for necessário. Na maioria das vezes não é necessário lavar a calçada, apenas uma varrida resolve.
Use a lavadora de roupas somente quando houver roupa suficiente para utilizar a capacidade máxima da máquina. Algumas máquinas oferecem a opção “meia-carga”, que deve ser usada quando não houver roupas suficiente.
Vazamentos são um dos grandes vilões no desperdício de água. Verifique todas as torneiras para ver se não há pingamentos ou se a torneira está mal fechada
Fonte: Instituto Elol

" Nosso bem mais precioso!!"

" Nosso bem mais precioso!!"

A Farra dos sacos plásticos

A FARRA DOS SACOS PLÁSTICOS
André Trigueiro*

O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico. Nossa dependência é tamanha, que quando ele não está disponível, costumamos reagir com reclamações indignadas.

Quem recusa a embalagem de plástico é considerado, no mínimo, exótico. Outro dia fui comprar lâminas de barbear numa farmácia e me deparei com uma situação curiosa. A caixinha com as lâminas cabia perfeitamente na minha pochete. Meu plano era levar para casa assim mesmo. Mas num gesto automático, a funcionária registrou a compra e enfiou rapidamente a mísera caixinha num saco onde caberiam seguramente outras dez. Pelas razões que explicarei abaixo, recusei gentilmente a embalagem.
A plasticomania vem tomando conta do planeta desde que o inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico em 1862. O novo material sintético reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civilização moderna. Mas os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções. Feitos de resinas sintéticas originadas do petróleo, esses sacos não são biodegradáveis e levam séculos para se decompor na natureza. Usando a linguagem dos cientistas, esses saquinhos são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, e é impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.
No caso específico das sacolas de supermercado, por exemplo, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em vazadouros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água - retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis - e dificultam a compactação dos detritos.
Essa realidade que tanto preocupa os ambientalistas no Brasil, já justificou mudanças importantes na legislação - e na cultura - de vários países europeus. Na Alemanha, por exemplo, a plasticomania deu lugar à sacolamania.
Quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos. O preço é salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.
A guerra contra os sacos plásticos ganhou força em 1991, quando foi aprovada uma lei que obriga os produtores e distribuidores de embalagens a aceitar de volta e a reciclar seus produtos após o uso. E o que fizeram os empresários?
Repassaram imediatamente os custos para o consumidor. Além de antiecológico, ficou bem mais caro usar sacos plásticos na Alemanha.
Na Irlanda, desde 1997 paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco plástico. A criação da taxa fez multiplicar o número de irlandeses indo às compras com suas próprias sacolas de pano, de palha, e mochilas. Em toda a Grã-Bretanha, a rede de supermercados CO-OP mobilizou a atenção dos consumidores com uma campanha original e ecológica: todas as lojas da rede terão seus produtos embalados em sacos plásticos 100% biodegradáveis. Até dezembro deste ano, pelo menos 2/3 de todos os saquinhos
usados na rede serão feitos de um material que, segundo testes em laboratório, se decompõe dezoito meses depois de descartado. Com um detalhe interessante: se por acaso não houver contato com a água, o plástico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza.
Não há desculpas para nós brasileiros não estarmos igualmente preocupados com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza. O país que sediou a Rio-92 (Conferência Mundial da ONU sobre Desenvolvimento e Meio
Ambiente) e que tem uma das legislações ambientais mais avançadas do planeta, ainda não acordou para o problema do descarte de embalagens em geral, e dos sacos plásticos em particular.
A única iniciativa de regulamentar o que hoje acontece de forma aleatória e caótica foi rechaçada pelo Congresso na legislatura passada. O então deputado Emerson Kapaz foi o relator da comissão criada para elaborar a "Política Nacional de Resíduos Sólidos". Entre outros objetivos, o projeto apresentava propostas para a destinação inteligente dos resíduos, a redução do volume de lixo no Brasil, e definia regras claras para que produtores e comerciantes assumissem novas responsabilidades em relação aos resíduos que descartam na natureza, assumindo o ônus pela coleta e processamento de materiais que degradam o meio ambiente e a qualidade de vida.
O projeto elaborado pela comissão não chegou a ser votado. Não se sabe quando será. Sabe-se apenas que não está na pauta do Congresso. Omissão grave dos nossos parlamentares que não pode ser atribuída ao mero esquecimento. Há um lobby poderoso no Congresso trabalhando no sentido de
esvaziar esse conjunto de propostas que atinge determinados setores da indústria e do comércio.
É preciso declarar guerra contra a plasticomania e se rebelar contra a ausência de uma legislação específica para a gestão dos resíduos sólidos. Há muitos interesses em jogo. Qual é o seu?
* O jornalista André Trigueiro é redator e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996. Na Rádio Viva Rio AM (1180 kHz), Trigueiro apresenta o programa Conexão Verde, de segunda a sexta. Nele, aborda temas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O jornalista é
pós-graduado em Meio Ambiente pela MEB COPPE/UFRJ (2001).
* O Grupo Ecológico Sementes do Viver é composto por pessoas voltadas para com as questões do meio ambiente, sob a Coordenação de Baraúna e Ana, desenvolvendo atividades voluntárias e de forma abnegada, sem fins lucrativos, cujas ações se processam na Ilha de Itaparica / Bahia / Brasil.

CONTATO:
e-mail: sementesdoviver@uol.com.br ou s.barauna@uol.com.br
(71) 9932.2614
msn: baraunailha@hotmail.com



Ipê-amarelo: uma reação da natureza!!!!

Uma árvore foi cortada e seu tronco foi usado como poste de iluminação.
Depois de aparado e colocado na rua, o tronco recebeu os fios de eletricidade...
E aí ele começou a florescer!!! Porto Velho - Rondônia
ESSA É A NATUREZA: Será que a venceremos?
Uma árvore foi cortada e seu tronco foi usado como poste de iluminação.
Depois de aparado e colocado na rua, o tronco recebeu os fios de eletricidade... E aí ele começou a florescer!!! Porto Velho - Rondônia
ESSA É A NATUREZA: Será que a venceremos?



Ipe poste

Ipe poste
Uma lição: "A vida"

A natureza contempla à vida!!

A natureza contempla à vida!!

Café: a nova arma contra o mosquito da dengue.

ATENÇÃO:
Vamos DIVULGAR!!

Café: a nova arma contra o mosquito da dengue.

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.
O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, etc. A borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas têm custo zero.
O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.
Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.
Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.
Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas Esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o
Inseto adulto.
A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água, etc.).
"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga.
Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la.Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada,também, como um adubo ecologicamente correto.

Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o da aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.


“VIVA A BORRA DO CAFÉ!”
.......FORA DENGUE !!!

Resgate dos pinguins

Resgate dos pinguins
Cuidados especiais até sua partida para seu habitat

Resgate e cuidado dos Pinguins

Resgate e cuidado dos Pinguins
Em recuperação

APROVADA LEI MUNICIPAL QUE REGULAMENTA A PROIBIÇÃO DO TRÂNSITO DE VEÍCULOS NAS PRAIAS DA ILHA

APROVADA LEI MUNICIPAL QUE REGULAMENTA A PROIBIÇÃO DO TRÂNSITO DE VEÍCULOS NAS PRAIAS DA ILHA (VERA CRUZ) – DEZEMBRO/2010. Caros Munícipes, autoridades, ambientalistas, imprensa, etc..... Saudações especiais no dia de hoje !!! Após discutirmos e debatermos amplamente a triste questão em nossa Ilha da circulação de veículos automotores em nossas praias, degradando mo meio ambiente e pondo em risco a integridade física de banhistas em nossas praias, além de contarmos com o apoio irrestrito e sensibilidade do Vereador JOSÉ EPIFÂNIO DA SILVA FILHO, que, juntamente com sua assessoria, adotou a idéia de se levar para a Casa Legislativa de Vera Cruz, onde compõe a atual legislatura, o projeto de Lei que recebeu o número 05/2010, no último dia 14 de outubro de 2010 a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei 05/2010, em sua integralidade e a unanimidade, encaminhando, naquela data, para apreciação do Executivo Municipal para sanção, ou não. No que pese o Executivo de Vera Cruz, através de sua Excelência, o Prefeito, ter deixado para o último dia do prazo legal para sua publicação (14.12.2010), após exaustivas cobranças por parte dos senhores Vereadores, no Diário Oficial edição de ontem (14.12.2010), foi aprovada a referida Lei Municipal de número 827/2010 que proíbe a entrada, a permanência e a circulação de veículos automotores nas Praias do Município de Vera Cruz.

Quem ganha com isso???

Ganha toda população da nossa Ilha;
Ganha o turismo;
Ganham os veranistas;
GANHAM OS VERDADEIROS AMBIENTALISTAS QUE O FAZEM POR AMOR, DEVOÇÃO E ABNEGAÇÃO (SEM FINS LUCRATIVOS);
GANHA A MÃE NATUREZA E A PRESERVAÇÃO DA VIDA NO NOSSO PLANETA.
Ganham, também, os políticos da nossa terra que, de forma sensível e compromissada com o meio ambiente, deixando de lado as divergências políticas partidárias (aliás, como deveria ser sempre), votaram um dispositivo legal em prol da coletividade. Por si só, com esse comportamento, merecem meus cumprimentos, inclusive o alcaide, este que tanto tenho cobrado INCANSAVELMENTE ações benéficas para a nossa localidade.
Quando se faz algo do bem, merecem elogios e divulgação, pois, assim, sabem que, quando cobramos, o fazemos porque queremos, tão somente, o que possa haver melhor para todos e não, apenas, para os interesses de cada um ou determinados grupos.
Particularmente, registro meus agradecimentos às seguintes entidades, pessoas e autoridades, que, em apoio a essa luta que venho travando há tempos, não mediram esforços para que a minuta do ante-projeto fosse estudada; discutida sua legalidade; discutida a questão ambiental; redação final e sua aplicabilidade:
- GRUPO ECOLÓGICO SEMENTES DO VIVER (Baraúna e Ana)
- CANTO ECOLOGICO (Carlos e Gabi)
- MAURÍCIO VERGNE
- PROF. EVERALDO QUEIROZ
- PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
- LENISE ANDRADE (Lyder da Construção)
-5ª. COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR
- MAJOR PM MORAES
- CAPITÃO PM ENEAS ESTRELA
- PATRULHEIROS PM MAURÍCIO CONCEIÇÃO; SOUZA e DAS VIRGENS
- SARGENTO TEIXEIRA
- JÚLIO (ASSESSOR DO VEREADOR EPIFÂNIO)
- VEREADOR EPIFÂNIO (AUTOR DO PROJETO 05/2010 JUNTO AO LEGISLATIVO)
- CHEFE DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE VERA CRUZ (recepcionou a entrega do projeto, com a minha presença)
- PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE VERA CRUZ (autorizou a recepção do ante-projeto)
- VEREADORES DE VERA CRUZ (aprovaram, à unanimidade, o projeto apresentado de número 05/2010)
- PREFEITO DE VERA CRUZ (sancionou a Lei 827/2010 em 14.12.2010)
- JORNAL A TARDE
- JORNAL DA MÍDIA
- JORNAL CORREIO DA BAHIA
- PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL, ATRAVÉS DA COMARCA DE ITAPARICA (Dra. Rita Ramos) SEMPRE APOIANDO AÇÕES EM PROL DOS JURISDICIONADOS

AGRADECIMENTO ESPECIAL → A TODA POPULAÇÃO E BANHISTAS QUE SEMPRE COMBATERAM CORAJOSAMENTE ESSA PRÁTICA ABOMINÁVEL DE VEÍCULOS EM NOSSAS PRAIAS.
Esperamos que, agora, nossas autoridades fiscalizadoras cumpram com o dever funcional, proibindo, apreendendo e multando quem insistir com a prática de veículos automotores em nossas praias.
Major Moraes, insigne Comandante da 5ª. Companhia da nossa gloriosa Polícia Militar: O nobre oficial e amigo, dispõe, agora, do instrumento legal para o combate a essas práticas abusivas. Vá em frente, guerreiro, mostrando a todos a autoridade da nossa Polícia e do seu Comando e toda tropa, contando, incondicionalmente, com o apoio da sociedade de Vera Cruz.

VAMOS DIVULGAR O MÁXIMO, PARA QUE O MAIOR NÚMERO DE POSSÍVEL DE PESSOAS SEJAM CIENTIFICADAS (PRINCIPALMENTE AGORA NA ALTA ESTAÇÃO) E POSSAM, ASSIM, COBRAR DAS NOSSAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS A APLICAÇÃO DA LEI 827/2010.


Baraúna
s.barauna@uol.com.br
http://www.blogdailha.org/itaparica
http://www.sementesdoviver.blogspot.com



Entrevista com o ambientalista Silvio Baraúna

PROIBIDA CIRCULAÇÃO DE VEICULOS NA ILHA DE ITAPARICA
Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com.br
Muraldebugarin.com
http://www.folhadoreconcavo.com.br/

Som alto alto, elevado índice de mortes; agressões; violências de toda ordem; egoísmo; sentimento de “dono de todo o espaço”; fazendo dos passeios públicos seu estacionamento privado; forçando passagens ; buzinadas em portas de hospitais; escolas; desrespeito ao pedestre; invasão de sinais, inclusive das faixas de pedestres; são algumas das mazelas do nosso transito. Em relação às praias , no verão, a situação é mais grave porque, além do desrespeito ao cidadão com som alto , bebedeiras, agridem o meio ambiente e submetem os banhistas a perigo constante.
Após árdua luta, grupos ambientais da Ilha de Itaparica, um deles liderado por Silvio Baraúna, Mauricio Verne , Associação de Moradores, veio a Prefeitura de Vera Cruz instituir lei municipal proibindo a circulação de veículos automotores em suas praias. Mesmo havendo leis federais; princípios de direito; proibindo a circulação de veículos em praias, a lei municipal tem sua razão de ser para evitar demandas sobre competência para fiscalização , além do seu efeito didático junto à população.
Há muito se proibiu frescobol e futebol em muitas praias, o que trouxe muita tranqüilidade para banhistas. Futebol, frescobol é bem menos perigoso do que carros e bugres. Mas estes continuam circulando normalmente em nossas praias.
A Ilha de Itaparica, saindo na frente , na Bahia, é um exemplo para ser seguido. Em entrevista , por e mail, a Valci Barreto, da Folha do Recôncavo, Silvio falou sobre a lei e outras causas nas quais milita:

V.B-Quando começou esta mobilização para tirar os veículos da praia?
SB= Há anos que estamos nessa campanha contra os veículos nas praias porque ,além de causarem sérios danos à natureza, põem em risco a integridade física dos banhistas, especialmente crianças e idosos. Veículos automotores nas praias é uma pratica vergonhosa que demonstra a falta de consciência das pessoas para o coletivo.


V.B-Quais pessoas ou grupos que começaram esta mobilização?
SB= Silvio Baraúna, Ana Cristina, ambos integrantes e fundadores do grupo ecológico Sementes do Viver. Contamos com participação de colaboradores, parceiros e amigos do Canto Ecológico, e o Mauricio Verne.


V.B-Como reagiu a população com a aprovação da lei?
SB- A sociedade organizada e ordeira da ilha recebeu com entusiasmo a nova lei. Todos a esperávamos há muitos anos, mas, finalmente, a mesma foi aprovada , mediante iniciativa do vereador José Epifânio. Esperamos agora que ela seja cumprida. Estaremos vigilantes e denunciaremos os infratores a fim de que as autoridades constituídas não a tornem uma lei morta.

V.B –Além desta vitória, em relação aos veículos nas praias, vocês tem se mobilizado para limpeza de praia , luta contra o som alto em veículos, conforme releases que temos recebido. Que mais vitórias já conquistaram nesta luta?
SB- Essa tem sido uma luta constante nossa. Realisamos periodicamente limpeza de praia , campanhas e denúcias contra o som alto em carros. Existe lei municipal proibindo esta prática , mas sentimos a ausência dos poderes públicos na fiscalização para fazer cumprir a legislação vigente, inclusive aplicando multas , apreendendo equipamentos, veículos e identificando os responsáveis . Temos tido vitórias relacionadas ao processo de conscientização, um trabalho de formiga, porém com resultados gratificantes.


V.B-Vemos vocês também envolvidos em denuncias relacionadas a droga, pobreza, falta de segurança o que vocês tem obtido contra estes itens?
S.B- Temos uma Policia Militar atuante e combatente; os comandantes, oficialato e praças fazem o possível e impossível para manter a segurança pública em equilíbrio na nossa Ilha ; mas é preciso que a sociedade cobre do governo ações concretas que possam ajudar no processo. Sabemos da boa vontade das Polícias , da boa vontade no trabalho de combate ao crime, mas reconhecemos uma gritante falta de aparelhamento , como viaturas, armamentos e material humano.


V.B-A luta de vocês é especifica na ilha ou se estende a outras regiões?
SB- Basicamente, estamos numa vanguarda na ilha de Itaparica, mas, claro, temos parceiros em todo o Brasil e no exterior.A união, com pessoas sérias, faz a diferença.
Infelizmente, ainda temos falsos ambientalistas que buscam apenas, angariar dividendos , sem preocupação alguma com a vida no planeta e no universo. Esses são os falsos ambientalistas que dos quais queremos distância.

V.B-Você acredita que outras localidades copiarão este exemplo da ilha?
SB- Acreditamos que sim. Estamos e nos colocamos a disposição para colaborar. Porém, é preciso que se diga que não basta termos a lei. É preciso que fiscalização e execução, cumprimento da lei.

V,B-Sabe de algum outro lugar onde haja uma lei semelhante?
SB- Desconhecemos precedentes no estado da Bahia.
Sabemos, que no Pará, Maranhão e Piauí tem legislação semelhante, adequada a cada realidade de sua localidade. Locais onde as praias, são, por exemplo, praias de rios (água doce).

V.B-Quanto tempo durou entre o inicio das ações de seu grupo até a publicação da lei.
SB- Muitos anos.
Infelizmente, os poderes públicos são omissos e muitos dirigentes, covardes.
Não nos acovardamos com ameaças nem com o descaso que se tenta impor. Fazemos nossa parte no social e lutamos pelo bem estar coletivo.
Essa, sim, é nossa meta e a grande força da nossa existência (um grupo ecológico, voluntário e sem fins lucrativos).

V.B-Houve alguma resistência de algum vereador ou do prefeito para não permitir o carro na praia.
SB- A aprovação do projeto de lei número 05/2010, apresentado pelo vereador José Epifânio, com todo nosso aporte e assessoria, foi unânime.
Estávamos preocupados, sim, com a demora na sanção da lei e sua respectiva publicação; Porém, já tínhamos os instrumentos legais para adoção de medidas, caso não houvesse a sanção que finalmente aconteceu, beneficiando a todos os municípies. Sabíamos que Vereadores e Prefeito não estariam contra os banhistas,visitantes , povo da Ilha.

V.B-No dia da votação da lei, a população estava atenta, acompanhou a votação.
SB- Não houve mobilização em massa, porém, eu acompanhei cada passo desde a discussão, redação e encaminhamentos do ante-projeto até sua promulgação final, que aconteceu com a publicação no dia de ontem (14.12.2010).
Muitos ambientalistas estavam atentos e mobilizados, sim, porém, nos bastidores.
Se houvesse resistência quanto a aprovação da lei, seja pelo Legislativo ou Executivo, de Vera Cruz, com certeza teríamos manifestações sem precedentes, mas, felizmente, não foi preciso a utilização desse instrumento de pressão por parte do povo.

V.B-No verão , com tantos carros, será possível fazer valer a lei?
SB- Como cidadão, vejo que a repressão a essa prática já poderia haver, até mesmo porque o código nacional de trânsito a proíbe. Com a lei ,esperamos uma concentração maior de convencimento educativo da própria população , fiscalização e atuação do poder público. Estamos esperançosos de que a lei será cumprida, sim.

RECADO LEGAL!!

RECADO LEGAL!!

Vamos nos conscientizarmos!!

Vamos nos conscientizarmos!!
Os sacos plásticos

É preciso acordar!!

É preciso acordar!!
Greenpeace

O MEIO AMBIENTE É...

O MEIO AMBIENTE É...

O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo.

O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo.
O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, ..Plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo

"MARÉ MAIS ALTA DESTE ANO"

"MARÉ MAIS ALTA DESTE ANO"
19 DE MARÇO 2011

"A MARÉ GIGANTESCA "

"A MARÉ GIGANTESCA "
MAR GRANDE -BA/ BRASIL

"AS ONDAS INVADIRAM.!"

"AS ONDAS INVADIRAM.!"

"ONDAS VIOLENTAS"

"ONDAS VIOLENTAS"

"O MAR RETOMANDO O SEU ESPAÇO!"

"O MAR RETOMANDO O SEU ESPAÇO!"
O RETORNO NO MAR...

quarta-feira, 23 de março de 2011

CAROS AMANTES DA NATUREZA E DA VIDA NO UNIVERSO,

No último dia 20.03.2011, o pescador de nome Gilberto, do “Pedrão”, na Ilha de Itaparica/Bahia (Vera Cruz), encontrou uma enorme tartaruga (pesando cerca de 90 Kg.), da espécie cabeçuda, encalhada nas pedras da localidade da Praia dos Corais na Ilha de Itaparica, aqui na Bahia.
Após resgatá-la e colocá-la na sombra e em uma poça d’água salgada até a chegada do resgate (ambientalistas), o referido pescador, sensibilizado, dedicou seu tempo a cuidar do animal, não permitindo que curiosos ou “predadores” se aproximassem da mesma, a fim de evitar que  viesse a óbito, considerando todo estresse causado pelo encalho e, também, pela remoção até o local que permaneceu durante horas.
Chegamos ao local por volta das 13:15 horas, coincidentemente juntamente com o mergulhador e ambientalista de nome Thiago, quando, após discutirmos as medidas e formas que seriam adotadas para a devolução do exemplar ao oceano, colocamos em prática a operação. Após obtermos uma maré com condições de retorno da mesma ao “habitat”, adentramos ao mar e, já em área segura, a mesma foi solta, obtendo o retorno à vida marinha.
A sensação de salvarmos uma vida é algo sem explicação, principalmente em se tratando de seres, como as tartarugas, que, além de dóceis (e sábias), tem um papel importante na vida dos oceanos.
Registramos a participação ativa e atuante do casal de amigos Suíços Marcel e Marcia Ruckstuhl, bem como do amante pela natureza Gerald Hasler, que dedicaram todo o tempo na vigília do animal, em apoio ao Gilberto, pescador consciente e que serve de exemplo para muitos.
O encalhe daquela tartaruga, se deu em decorrência da baixa maré registrada naquele dia ( - 0,01), ou seja, a menor do ano, em decorrência da Lua Gigante que tivemos com a maior aproximação da terra em centenas de anos (vejam texto abaixo) ou, até mesmo, em decorrência de alteração comportamental em decorrência do efeito causado nos seres do planeta terra em decorrência dessa aproximação Do ASTRO LUA com o PLANETA TERRA .
Nas fotos, observa-se o pescador Gilberto (careca e sem camisa) sentado ao lado do animal, numa vigília dedicada e incansável. Nas demais, observa-se os ambientalistas Baraúna (Fundador e participante do Grupo Ecológico Sementes do Viver), sem camisa, e Thiago, também mergulhador,  sendo auxiliados por um pescador da localidade, no exato momento em que a mesma estava sendo transportada para o mar, com vistas  à liberdade, seguindo, assim, sua trajetória nesta vida.
Nesse mesmo dia, tivemos uma das maiores marés registrada em vinte (20) anos em diversas localidades, especialmente na Ilha de Itaparica/Bahia. O avanço do mar, com força e austeridade, além de demonstrar uma beleza ímpar de se observar, nos causa apreensão e respeito, pois, nesses momentos, ficam as perguntas: o que estamos fazendo com o planeta ?? até quando a natureza e, em especial, os oceanos, suportarão tamanhas agressões que o homem vem fazendo com os mesmos ?? até quando nossos “governantes” farão vistas grossas para a questão MEIO AMBIENTE / NATUREZA ???
Naquele dia, a destruição de “cais”; ruas; casas, etc....saltou aos olhos de todos que presenciaram !!! Onde estamos baseados, o avanço do mar não foi maior em decorrência da preservação da restinga que mantemos há anos, lutando e enfrentando aqueles que insistem ou tentam sua destruição.
Que este texto sirva de lição e boas reflexões para todos.

TEXTO SOBRE A LUA CHEIA GIGANTE:

Dia 19 de março será Lua Cheia. Devido a uma maior proximidade da Terra, ela estará muito grande.
Foi retirado do site do Dr.Nelson Spritzer a seguinte tradução de um artigo:
Atenção navegantes, traders e curiosos de todas as estirpes, dia 19/03, sábado próximo, teremos uma Lua Cheia diferente. Será a Gigante Branca, a maior aproximação da Lua com a Terra em centenas de anos. Evento que costuma se associar a catástrofes na natureza, como elevação significante de marés, terremotos, aumento de atividades tectônicas e alteração no comportamento de várias espécies animais.
Não sabemos ao certo o que acontece, mas, por vias das dúvidas, e ainda mais que estamos em período de altíssima atividade solar, manifestações naturais no oriente e próximos do notório 2012, é bom ficarmos atentos !
Informações do website do astrólogo Richard Nolle
Extreme Moon (completo) Super, poderá causar  caos?
Chegando-se no final deste mês (19 de março para ser mais exato) a lua fará sua maior aproximação da Terra (perigeu lunar chamada) em 18 anos. Uma lua nova ou cheia, 90% ou mais do seu perigeu mais próximo à Terra foi nomeado um "Supermoon" pelo astrólogo Richard Nolle. Este termo foi recentemente apanhado pelos astrônomos. Um extremo "Supermoon" é quando a lua está cheia ou nova, bem como em seu perigeu de 100% maior média (mais próximo) a distância para a Terra. Por esta definição, lua cheia do mês passado, este mês e no próximo mês tudo será extrema "SuperMoons".
Tenho lido vários "new age" previsões que vão algo como isto: "Extreme Supermoon este mês (Março de 2011) trará fortes terremotos e tempestades e / ou padrões climáticos incomuns." Google o termo "extrema Supermoon março 2011" e veja por si mesmo o que vem à tona. A validade desses tipos de previsões podem ser debatido ad nauseum.
Havia SuperMoons em 1955, 1974, 1992 e 2005. Esses anos teve a sua quota de condições meteorológicas extremas e outros eventos naturais. A Lua é Super e estas ocorrências naturais uma coincidência? Alguns diriam que sim, alguns diriam que não. Eu não estou aqui para escolher lados e dizer que eu sou um crente ou não crente em assuntos como este, mas como cientista eu sei o suficiente para fazer perguntas e tentar encontrar respostas.
Nós, obviamente, sabemos que há leis científicas que dizem que a lua afeta a Terra (marés, por exemplo). Há também teorias menos provado que propõem que a lua afeta a Terra em outras maneiras (comportamento anormal ou seja, durante a lua cheia). Poderá a Super (completa) Lua contribuir para condições climáticas extremas e outros fenômenos naturais?
AccuWeather fanpage Facebook membro Daniel Vogler acrescenta: "A lua último extremo super ocorreu foi em 10 de janeiro de 2005, bem na época do terremoto de 9,0 na Indonésia. Extremo super Essa lua foi uma lua nova. Então, ser avisado Something. BIG poderia acontecer em ou em torno desta data. (+ / - 3 Dias é o meu palpite) "
Então o que podemos esperar desta vez? Os terremotos? As erupções vulcânicas? Eu acho que nós só podemos esperar e ver

AUTORIZADA A PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO, DESDE QUE CITADAS AS FONTES

Baraúna e Ana
Grupo Ecológico Sementes do Viver
Ilha de Itaparica / Bahia / Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário